Ao longo dos últimos 10 anos, os serviços em nuvem têm evoluído numa escala sem precedentes. Cada vez mais companhias tendem a pensar seus produtos e serviços com uso de tecnologias que ofereçam flexibilidade, resiliência e escala. A nuvem é tudo isso e muito mais.
A ideia de poder rodar aplicações inteiras em um ambiente seguro e confiável, sem precisar fazer grandes investimentos iniciais, não só possibilitou que diversas empresas pequenas pudessem concorrer de igual para igual com gigantes do mercado, como deu condições para que todas pudessem fazer uso mais inteligente dos recursos com presença global (sem precisar estar fisicamente em todos os continentes).
É nessa linha de fazer uso inteligente de recursos que entra a virtualização de desktops ou VDI.
Uma máquina, seja ela um PC ou laptop, passa normalmente cerca de 180 horas por mês ligada (ou sendo de fato utilizada por alguém). Ainda, a vida útil destas máquinas é de 3 a 4 anos, no máximo. Devido à intensa atualização de hardware e software, manter estes equipamentos funcionando de modo a dar aos colaboradores a produtividade que demandam é sempre muito complicado. Alguns utilizam mais, outros menos. Alguns precisam de mais poder de processamento por intervalos curtos de tempo, e sequer podem pensar em trocar de laptop antes do prazo de depreciação.
Com o boom do trabalho remoto, tem sido muito complicado manter a qualidade e velocidade de rede, cada local tem sua oferta de internet e nem todas com a mesma confiabilidade. Existem muitas empresas que fizeram e ainda fazem um grande investimento em planos de internet mais robustos para seus colaboradores remotos.
Com VDI (virtualização de desktops) todos estes desafios são parte do passado.
O VDI consiste em oferecer ao colaborador uma sessão via web de um desktop com toda a infraestrutura rodando na nuvem. É possível aumentar ou diminuir processamento, memória e discos com um clique. Também é possível oferecer conexão com a internet segura, confiável e mais rápida do que qualquer internet residencial. Além de também dispensar o uso de VPN, já que os desktops virtuais são acessados com controle de acesso de múltiplo fator e suas infraestruturas são centralizadas, podendo ser totalmente conectadas às redes principais da empresa, por meio de firewalls seguros e controlados pelo negócio.
São tantas as vantagens de se utilizar o VDI que explica como seu uso tem sido amplamente disseminado no Brasil recentemente.
O custo do VDI é outra vantagem. Podemos falar dos diversos custos totalmente evitados ou ao menos reduzidos de internet, VPN, gestão, manutenção etc.. Mas se compararmos apenas os custos de laptops e sistemas operacionais, usar um desktop virtual é aproximadamente 35% mais barato do que comprar um hardware novo a cada 3 anos.
Sem falar que é possível prever com maior exatidão os custos com VDI, enquanto desktops físicos sempre precisam de garantia estendida, troca de peças, quebras, furtos, etc. Não quero dizer que nunca sofrerá um furto ou uma quebra se utilizar o VDI – até porque vai sempre precisar de um equipamento na outra ponta para servir de ponte até a infraestrutura na nuvem – mas sempre que ocorrer um imprevisto, os custos serão muito mais baixos simplesmente porque os hardwares serão mais baratos.
A questão ambiental é outro importante fator para abordarmos. Aumentar o ciclo de vida de um PC ou laptop significa extrair muito menos minerais do planeta, menos petróleo e, consequentemente, emitir muito menos gases de efeito estufa. Utilizar computadores com menor poder de processamento também reduz muito o custo local de energia elétrica. E você ainda economiza enquanto ajuda o planeta! A infraestrutura na nuvem roda com quase 100% de energia renovável e a utilização dos recursos no datacenter é otimizada ao extremo.
A experiência de VDI no Morpheus é extremamente fluída. É possível rodar aplicações específicas ou acessar o desktop da máquina virtual como se estivesse no local, sem travamentos, sem conexão ruim, com acesso às pastas da rede e ainda contando com segurança e centralização da gestão de TI de forma simples e eficiente.
A Loonar oferece o serviço de VDI no Morpheus com infraestrutura em nuvens públicas e privadas dos mais renomados players do mercado, como a OCI – Oracle Cloud Infrastructure.
100 integrações no code para entregar valor em menos de 1 hora
Liberdade de provisionar qualquer aplicação
Todas as suas VMs, nuvens, containers e aplicações
Design extensível e uma equipe de especialistas de prontidão para ajudar
Crie nuvens privadas, gerencie nuvens públicas e consolide implementações Kubernetes
Provisione aplicações de um catálogo sob demanda, API/CLI, ITSM ou infraestrutura como código
Simplifique a autenticação, estabeleça controles de acesso, defina políticas e gerencie a segurança com Zero Trust
Automatize os ciclos de vida do começo ao fim, execute fluxos de trabalho e simplifique as ações de day2 (manutenção do ambiente)
Faça inventário de brownfields, redimensione recursos, rastreie gastos na nuvem e centralize a visibilidade
Loonar – Todos os direitos reservados – 2022.
CNPJ: 35.831.986/0001-26