Controle completo das despesas das Nuvens (FinOps)

Informe. Otimize. Gerencie. Com a Loonar você garante a melhor gestão financeira.

Visão holística de todos os ativos, serviços e aplicações guiada por uma engine inteligente de otimização financeira.

Garanta a melhor gestão financeira dos recursos de tecnologia aliada às soluções de inventário, otimização e automação mais poderosas do mercado. Descubra todos os custos e suas ramificações e aplique workflows automatizados de execução, monitoração e controle.

“A Loonar foi a empresa que mais se posicionou como parceiros para nós. Desde o começo, demonstraram conhecimento com uma visão de parceria e inovação para nos ajudar com as necessidades e desafios atuais.”

Gerente de Agilidade
Startup de Serviços para o Varejo
informe

Informe

Estabeleça as bases para reportar todos os gastos de forma granular, com exatidão, a todas as áreas.

otimize

Otimize

Aplique rotinas de otimização em todos os tipos de recurso e crie um roadmap de iniciativas de aumento de performance.

Gerencie

Operacionalize o chargeback de todos os custos e estabeleça políticas de tagging e uso dos recursos.

Gerenciar a complexidade e atrair a otimização contínua de custos

Estudos de mercado apontam que, em 2021, 78% das empresas operam sua infraestrutura em modelos híbridos. Quase 1/5 das empresas do estudo disseram operar em modelos puramente em cloud pública. Em outro estudo, publicado pela FinOps Foundation, metade das empresas iniciam a jornada com AWS e algum tipo de infraestrutura OnPrems ou de nuvem privada.

Entretanto, ao passo que adquirem maturidade na gestão – tanto da infraestrutura quanto no desenvolvimento e sustentação das aplicações – maior é a adoção de novas tecnologias e nuvens como a Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Consequentemente, maiores são os ganhos com automação e redução das despesas.

Segundo o Gartner, os custos com Tecnologia sofrerão aumento de quase 9% em 2021, saindo de uma estratégia de reação aos impactos da pandemia da COVID-19, para uma preparação à retomada de crescimento. A expectativa é de que as despesas com infraestrutura na nuvem ultrapassem as de software ainda em 2021.

A maior gama de práticas e métodos de otimização

Dentre os desafios para a gestão dos gastos na nuvem, os mais comuns são a visibilidade da arquitetura e dos custos nas diversas plataformas; a falta de ferramentas que ofereçam visão unificada e geral dos contratos, despesas, serviços, inventário e automação; e a dificuldade em capacitar os times para prover maior flexibilidade na publicação de aplicações e a aplicação de rotinas de otimização.

A grande maioria das empresas investe pouco ou quase nada em automação para controlar os gastos na nuvem. Entre as que o fazem, limitam-se a alertas, recomendações e rotinas simples de tagging. Apenas 12% realmente possui um planejamento robusto de economias, otimização e automação da infraestrutura e aplicações.

Um bom planejamento inclui a gestão de contratos; análise de custos em tempo real; automações operacionais como Rightsizing, Power Scheduling, Reservations, Auto Scaling, etc.; habilidade de migração de workloads entre nuvens; análises de gastos com interconexão de regiões, IPs e outros itens de rede ou mesmo de armazenamento sem uso;

Ainda são essenciais para um bom planejamento, a gestão dos ativos de software, como monitoramento da utilização de aplicações ou gestão unificada de BYOL; gestão das faturas, do pagamento ao rateio entre as áreas; inventário e gestão de todos os itens de hardware e software; políticas de avaliação e adoção de instâncias spot; políticas de compliance e segurança;

Resultados mais abrangentes e duradouros

Nossa solução conta ainda com um catálogo de serviços e produtos para destravar o autosserviço e a automação do provisionamento com fluxos de aprovação customizados; orçamentos e limites de cotas de recursos e valores por times, vendors e pessoas; dashboards customizados e interativos para apoio na tomada de decisão e um parceiro comprometido e experiente para apoiar o sucesso do plano.

A Loonar conta com times experientes em gestão financeira de TI, com passagens por Tangoe, TNX, Navita, Sumus e Informatec para levar sua estratégia de FinOps ao sucesso. Utilizamos as mais modernas e variadas estratégias de análises da AWS Cost Explorer, Azure Cost Mangament, GCP Cost Management, bem como empregamos as tecnologias mais abrangentes de orquestração, automação, workflows, integrações e data visualization.

Contamos com parceiros como Morpheus Data, Oracle Cloud Infrastructure e Lansweeper para atingir os objetivos mais complexos e suportar os mais diversos ambientes. Seja para implantar uma estratégia de sucesso em FinOps, ampliar os alcances de automação do seu time de DevOps ou mesmo para interligar todos os passos da esteira de desenvolvimento, conte com a Loonar.