Entenda o que são serviços de cloud computing e por que estão em alta

CONTEÚDOS - BLOG

Com serviços de cloud computing (computação em nuvem) adequados, você terá uma série de vantagens: modernização rápida de seu negócio, melhora da segurança e de seus resultados financeiros e muito mais. A adoção de serviços de cloud computing é crucial para a manutenção da competitividade de qualquer empresa atualmente— independentemente de seu ramo ou porte.

Entretanto, quando falamos sobre serviços de cloud computing, existem diversas ofertas, serviços e provedores diferentes que nos ajudam a resolver todo o tipo de desafio tecnológico.
Continue lendo este artigo para ter uma visão mais ampla e detalhada sobre serviços de cloud computing!

O que são os serviços de cloud computing?

Os serviços de cloud computing consistem na entrega de soluções, produtos e serviços de forma online. Eles permitem que sua empresa acesse recursos como ferramentas de TI, infraestruturas, softwares e dados em servidores remotos. Basta ter um dispositivo (computador, celular, notebook ou tablet) conectado à internet.

Os serviços de cloud computing são a evolução natural das antigas soluções on-premise- ideia que exige que a empresa invista em um robusto ambiente de TI e instale softwares em cada um de seus computadores. Com os serviços de cloud computing, um provedor de soluções é contratado para cuidar de toda ou parte da infraestrutura, configurar os sistemas, fazer manutenção dos equipamentos, entre outras atividades relacionadas.

Quais são os principais modelos de serviços de cloud computing?

Os modelos de serviços de cloud computing variam e nada mais são que os tipos de nuvem que podem ser adotados pela empresa. A melhor escolha dependerá de suas características e expectativas.
Portanto, vamos explicar melhor as características de cada um desses modelos. Acompanhe!

Pública

Na nuvem pública (public cloud), os serviços de cloud computing referentes a infraestrutura são mantidos em um provedor partilhado entre várias empresas e pessoas. A computação em nuvem pública é mais acessível, flexível e tem preços menores, já que todos os usuários compartilham os custos de troca e manutenção do hardware.

A computação em nuvem pública funciona da seguinte maneira: o cliente envia os dados para nuvem, enquanto o provedor se responsabiliza pela manutenção, gestão dos recursos e segurança dos dados. Com a computação em nuvem pública, a empresa consegue redimensionar facilmente o ambiente nuvem de acordo com sua demanda.

Privada

Nuvens privadas (private clouds) oferecem uma infraestrutura destinada a um cliente exclusivo; portanto, não é compartilhada com outros usuários. Por isso, a arquitetura e a manutenção dos serviços de cloud computing para computação em nuvem privada são planejadas especialmente para atender exclusivamente as necessidades de uma empresa, o que inclui suas políticas, regras de uso e acesso, entre outros.

A computação em nuvem privada tem um custo mais elevado, mas a empresa que adota essa nuvem desfruta de maior segurança, privacidade, disponibilidade e agilidade, já que os recursos são moldados de acordo com a cultura, normas e funcionamento da empresa.

Híbrida

A nuvem híbrida (hybrid cloud) é uma combinação dos dois modelos de serviços de cloud computing anteriores. O objetivo da computação em nuvem híbrida é permitir que a empresa aproveite tanto a personalização, contenção e segurança da nuvem privada quanto a praticidade da pública.

Na computação em nuvem híbrida, ambas as nuvens são utilizadas simultaneamente na rotina da empresa. Normalmente a pública é usada para ambientes de teste ou novos produtos que exigem uma maior escalabilidade, enquanto a privada é mais utilizada para guardar informações críticas ou mesmo para operações estáveis que não demandam grande crescimento em um curto espaço de tempo.

Quais funções os serviços de cloud computing podem exercer?

As funções dos serviços de cloud computing diferenciam a forma com que recursos ou soluções são entregues para os usuários. Porém, é possível que uma empresa utilize todos simultaneamente ou adote apenas um.

Geralmente a cobrança é feita pelo uso de dados ou por uma taxa fixa que pode ser mensal, semestral, anual ou outro intervalo de tempo.

SaaS

Software as a Service (SaaS ou software como serviço) é a disponibilização de um sistema via um provedor ou browser, permitindo que ele seja acessado por qualquer dispositivo. Muitos sistemas de gestão integrados (ERPs) ou de relacionamento com o cliente (CRMs) são oferecidos por SaaS.

Essa é uma função escalável e de fácil implementação e acesso nas empresas, pois a solução está disponível a um clique de distância e não é preciso fazer instalações, configurações e gestão de licenças.

PaaS

No Platform as a Service (PaaS ou plataforma como serviço) um provedor oferece aos seus clientes uma plataforma em que é possível hospedar, administrar e programar aplicativos usados pela empresa.
Seu time de desenvolvimento terá à disposição uma infraestrutura moderna, otimizada e completa para criar softwares, sem precisar se preocupar com atualização e manutenção de equipamentos.

É a alternativa ideal para negócios que pretendem desenvolver suas próprias aplicações e deixar a complicação de gerenciar as plataformas que as hospedam a cargo dos provedores de serviços de cloud computing.

IaaS

Infrastructure as a Service (IaaS ou infraestrutura como serviço) é a contratação de hardwares (equipamentos físicos ou virtuais) para seu ambiente de TI (tudo que engloba roteadores, servidores, capacidade de processamento ou armazenamento, memória).

O IaaS funciona como um complemento aos outros e é usado por empresas que estão crescendo rapidamente, já que a infraestrutura disponibilizada para o negócio pode ser expandida rapidamente. Essa função também é vantajosa para empresas que precisam reduzir suas atividades, pois ela permite não ter custos com equipamentos ociosos.

Quais as principais vantagens dos serviços de cloud computing?

Seja qual for o modelo de nuvem ou a função dos serviços de cloud computing escolhidos pela empresa, ela terá muitas vantagens em relação ao on-premise. Esses benefícios são poderosos diferenciais para você potencializar sua competitividade no mercado.

Veja quais são eles nos tópicos seguintes.

Otimização de custos

Um dos principais ganhos observados na adoção de serviços de cloud computing é a redução da necessidade de grandes investimentos a curto prazo, uma vez que a cobrança é feita por demanda. A flexibilidade de poder adquirir tecnologia de ponta em grande escala por breves espaços de tempo permite que as empresas explorem novos produtos e serviços com maior agilidade.

Dessa forma, entram no mercado mais facilmente e podem mudar de estratégias rapidamente; isto é, sem desperdício de investimento caso entendam que o negócio deva seguir outra direção. Tudo isso sem se preocupar, já que a empresa não precisará gastar com um ambiente de TI robusto e nem se preocupar em atualizá-lo constantemente ou realizar consertos e manutenções.

A empresa contratada também tomará as medidas necessárias para proteger o ambiente em que se encontra os computadores, servidores, redes e outros bens. Isso inclui planejamento, refrigeração e limpeza do espaço, bem como a instalação de equipamentos como câmeras de segurança.

Os serviços de cloud computing cobram pelo que for utilizado pela sua empresa, maximizando o custo-benefício das aplicações ou da infraestrutura. Com isso, você não arcará com módulos ou capacidades que não estão sendo usados pelos usuários.

Segurança

A segurança da informação é uma área complexa e que exige um grande investimento para que seja efetiva. Pode ser bastante custoso e complicado para que uma empresa proteja seus dados, especialmente porque 80% das empresas globais estão suscetíveis a sofrer ataques em 2022.

A melhor forma de garantir a segurança dos seus dados é contar com o apoio de um provedor de serviços de cloud computing. Ele possui um amplo rol de ferramentas, como:

  • backups: são feitas cópias de segurança que possibilitam uma ágil recuperação de dados quando a empresa precisa;
  • controle de acesso: os gestores poderão gerenciar o acesso às informações pelo usuário. Por exemplo, dados confidenciais podem ser configurados para que somente certos colaboradores os acessem;
  • gestão de senhas: são criados requisitos para criação de senha pelo usuário, o que dificulta sua descoberta por cibercriminosos;
  • criptografia dos dados: faz com que as informações do negócio se tornem completamente ilegíveis para cibercriminosos, caso eles consigam acessá-las e até mesmo roubá-las;
  • firewalls: monitora o tráfego da rede de computadores, minimizando o risco de invasão;
  • antivírus: impedem que o sistema seja infectado por softwares malignos (malwares).

Flexibilidade

Os serviços de cloud computing podem ser reduzidos ou expandidos de acordo com as demandas do negócio. Por exemplo, não é preciso adquirir, instalar e configurar novos equipamentos quando sua empresa precisar expandir suas atividades e nem deixar aparelhos ociosos se você precisar diminuir suas operações.

Produtividade

O pessoal de TI poderá dedicar mais tempo às atividades mais estratégicas (como elaboração de planejamentos e suporte às equipes) e gastará menos tempo com operações manuais, como: instalações, configurações, manutenções, realizações de cópia de arquivos e outras.

Isso também evita que colaboradores de outras áreas — como RH, financeiro, administração etc. — fiquem ociosos enquanto aguardam as atividades citadas serem concluídas.

Mobilidade

Com a implementação de serviços de cloud computing, gestores e colaboradores poderão acessar o ambiente nuvem em qualquer lugar e hora com dispositivos móveis como smartphones e tablets. Desse modo, líderes poderão monitorar as atividades desempenhadas no negócio e gerenciar suas equipes mesmo fora do estabelecimento da empresa.
Essa vantagem também facilita a realização do trabalho em casa, já que os funcionários poderão acessar o sistema e realizar suas operações pela internet.

Escalabilidade

E deixamos o melhor para o final. A escalabilidade pode ser considerada o maior benefício dos serviços de cloud computing. Poder contar com recursos infinitos para que o negócio esteja pronto para crescer da noite para o dia – e ainda conseguir reduzir rapidamente os custos quando o negócio não precisar mais dos recursos – é um diferencial cada vez mais adotado por empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Desta forma, em momentos especiais como períodos de grandes vendas, lançamentos de produtos, grandes eventos ou até mesmo para conseguir acompanhar um aumento crescente nas demandas, contar com um parceiro de serviços de cloud computing é fundamental. Só assim você conseguirá superar as restrições tecnológicas e financeiras com a agilidade que o mercado demanda.

Na nuvem, quanto maior a escala, maiores os ganhos do negócio. Com o acesso a toda essa escalabilidade, startups do mundo todo têm competido de igual para igual com gigantes corporações em diversos mercados.

Os serviços de cloud computing podem englobar vários modelos de nuvem e funções, mas criar um projeto que seja ideal para as necessidades da sua empresa é crucial para que você aproveite as vantagens dessa tecnologia.

Por isso, é importante que você conte com a Loonar, uma empresa competente, experiente e que desenha soluções únicas que se encaixam perfeitamente ao seu negócio.

Se você quer saber um pouco mais sobre o mundo dos serviços de cloud computing, entrem em contato conosco! 

Compartilhe nas redes sociais

Conteúdos relacionados

Pesquisar
CONTEÚDOS

IMPRENSA

WEBINARS

WHITE PAPERS

VÍDEOS

PODCASTS