Como o FinOps pode ajudar a sua empresa a identificar áreas de otimização de custos

CONTEÚDOS - BLOG

finops-otimizar-custos-loonar

A metodologia Finops é a solução para gerenciar as finanças de uma empresa e manter os custos sobre controle. Sendo fundamental para a saúde financeira do negócio. E é possível reduzir despesas desnecessárias com este grande aliado.

A princípio, o FinOps ajuda as empresas a identificar e implementar iniciativas de economia de custos. O processo pode ser descrito como um ciclo contínuo que visa monitorar e melhorar os processos financeiros, alcançando assim a redução dos gastos.

Se trata, portanto, de uma metodologia cujo objetivo é tornar os processos financeiros mais eficientes e fazer com que sua empresa economize recursos.

Essas economias são obtidas principalmente com a utilização de ferramentas automatizadas como: Tangoe, TNX, Navita, Sumus e Informatec para realizar análises profundas das despesas da empresa e encontrar oportunidades de otimização.

Por exemplo, você pode usar essas ferramentas para analisar seus dados financeiros à procura de serviços que já não estão sendo usados, ou que podem ser obtidos a um preço mais baixo.

Falando de FinOps – Financial Operations (Operações Financeiras). Neste artigo, a Loonar irá te mostrar como o FinOps pode ser um grande aliado na gestão financeira da sua empresa. Vamos lá?

O que é FinOps e qual seu objetivo?

O FinOps é uma abordagem para a gestão de custos de TI que visa tornar os custos mais transparentes e alinhados com as metas da empresa. Envolve a criação de uma estrutura unificada para monitorar, medir e otimizar os custos de TI.

Geralmente são empregadas as mais modernas e variadas estratégias de análises em infraestruturas AWS Cost Explorer, Azure Cost Mangament e GCP Cost Management, por exemplo. Assim como tecnologias mais abrangentes de orquestração, automação, workflows, integrações e data visualization.

Isso envolve monitorar custos em tempo real, identificar áreas de otimização de custos, prever gastos futuros e fornece uma base para tomada de decisões estratégicas. Da mesma forma, também ajuda as empresas a minimizar seu risco fiscal e fiscal, pois exige uma documentação completa dos processos financeiros da organização.

Quais são os seus principais benefícios para as empresas?

O diferencial do FinOps é que ele oferece um conjunto completo de ferramentas para ajudar as empresas a monitorar e gerenciar seus custos de TI. As ferramentas incluem um dashboard web para visualizar e analisar os custos, além de uma API para integrar com outros sistemas.

Outros benefícios incluem melhorias da visibilidade dos custos de TI, recursos e reduções significativas nos custos operacionais e de capital. O FinOps também pode ajudar as empresas a identificarem e lidarem com problemas financeiros antes que causem problemas maiores.

Como usar o FinOps para identificar áreas de custos que precisam ser otimizadas?

O FinOps é uma abordagem metodológica para o gerenciamento de custos em ambientes de nuvem. A ideia principal por trás do FinOps é que as equipes de TI e de negócios devem trabalhar juntas para alcançar os objetivos organizacionais, usando a metodologia FinOps como guia.

Como parte desta abordagem, as equipes, como da Loonar identificam áreas de custos que precisam ser otimizadas e, em seguida, trabalham juntas para criar planos para melhorar a situação.
Em muitos casos, isso envolve o uso e integração de novas ferramentas e processos para monitorar e reduzir os custos. No entanto, o objetivo final do FinOps é sempre o mesmo: ajudar as empresas a economizarem dinheiro em seus ambientes de nuvem.

Uma maneira eficaz de usar o FinOps para identificar áreas de custos que precisam ser otimizadas é através do uso de métricas.

Por exemplo, as equipes podem criar relatórios do uso de serviços, alinhando-os com metas específicas. Isso permitirá que eles saibam se eles estão gastando acima desses limites. Da mesma forma, também pode ser importante escolher os serviços certos para certas necessidades, como dimensionamento apropriado, a fim de evitar desperdícios desnecessários.

Reduza seus custos sem sacrificar a qualidade de serviço com a FinOps da Loonar!

Quais recursos de infraestrutura de TI são os mais adequados para a sua organização? O que está funcionando bem e o que precisa de melhorias? Como você pode reduzir seus custos sem sacrificar a qualidade do serviço?

Essas são algumas das perguntas que o FinOps da Loonar pode ajudar o seu negócio a responder.

O FinOps estimulará o desenvolvimento de equipes orientadas para o resultado, proporcionando-lhes melhor capacitação e oportunidades inovadoras. Ele também garante que a sua organização adote práticas saudáveis ​​de nuvem: implementando vários níveis de serviço, usando mecanismos de autocontenção e gerando relatórios detalhados sobre custo/benefício para cada aplicação dentro da sua infraestrutura de TI.

A Loonar possui uma experiente equipe de gerenciamento financeiro de TI com experiência em Tangoe, TNX, Navita, Sumus e Informatec para orientar sua estratégia de FinOps rumo ao sucesso. Usamos as estratégias de análise mais recentes e diversificadas do AWS Cost Explorer, Azure Cost Management e GCP Cost Management, juntamente com as mais abrangentes tecnologias de orquestração, automação, fluxo de trabalho, integração e visualização de dados.

Entre em contato com um consultor e saiba mais!

Compartilhe nas redes sociais

Conteúdos relacionados

Pesquisar
CONTEÚDOS

IMPRENSA

WEBINARS

WHITE PAPERS

VÍDEOS

PODCASTS