Conheça os 5 principais benefícios ao garantir a segurança da nuvem

CONTENIDO - BLOG

seguranca-da-nuvem
Quando o assunto é Cloud Computing, a maior preocupação das empresas está na segurança da nuvem. Basicamente, o que aflige os gestores é o nível de proteção que esse tipo de armazenamento oferece. Assim, é bom entender que todo o conceito é baseado em servidores externos, os quais são controlados por terceiros. Porém, é preciso ressaltar que mesmo assim seu nível de privacidade é ótimo. Esta tecnologia de ponta, além de tudo, é super prática. Somando todos os fatores, essa é uma estratégia inteligente para empresas que querem crescer de forma sustentável e constante. Para entender mais sobre a segurança da nuvem, continue com a gente. Ao longo do texto, você poderá compreender mais afundo o que é, quais as ameaças e as principais vantagens de apostar nessa prática.

O que é a segurança da nuvem?

A computação em nuvem ainda é um assunto nebuloso para algumas pessoas, principalmente as que não estão inseridas no mercado de informática e tecnologia. Dessa forma, é interessante explicar que o conceito se refere a serviços que operam por meio de servidores externos. Estes podem ser fornecidos por terceiros, além de poderem ser compartilhados. Quando se fala em segurança da nuvem, porém, o foco está em práticas e protocolos que garantam a proteção de sua empresa. Mais do que isso, esse é um assunto primordial, já que define o nível de defesa dos dados da corporação, bem como dos clientes e parceiros. Entram nessa rede de proteção, também, itens como os aplicativos em execução e o ambiente de cloud computing em si.

Quais as principais ameaças à segurança da nuvem?

Ainda que a segurança da nuvem seja maior do que em servidores tradicionais, existem sim ameaças para essa tecnologia. Sabendo disso, é interessante ter noção de quais são esses riscos e como evitá-los para que você consiga tirar o maior proveito possível da solução. Assim, podemos citar como maiores ameaças os itens a seguir:

Vazamento de dados

Como qualquer outra plataforma virtual, a computação em nuvem não está livre dos ataques e vazamentos. Obviamente, esse processo é mais complicado do que em servidores físicos, mas é um risco que deve ser considerado. Em especial, sua preocupação deve estar em alguns arquivos específicos. O vazamento de informações confidenciais, dados de clientes e parceiros podem causar problemas para a corporação. Para tentar se blindar da situação, o mais indicado é investir em criptografia para proteger o material e sua empresa.

Roubo da conta

Mais perigoso do que o vazamento de dados, o roubo da conta como um todo pode ser um enorme problema. Em geral, esse cenário ocorre por meio de aplicativos maliciosos de hackers, os quais captam as informações do perfil. Com isso, conseguem realizar o login e ter controle total do sistema, representando uma grande dor de cabeça. Felizmente, a segurança da nuvem é muito maior atualmente, impedindo que isso ocorra com frequência. Com isso, é cada vez mais difícil que uma situação como essa se torne realidade.

Quais as principais vantagens de investir na segurança da nuvem?

Ainda que existam ameaças à segurança da nuvem, as vantagens desse recurso são muito atraentes. Com isso, podemos concluir que o custo-benefício da ferramenta é extremamente vantajoso. Para entender melhor, vamos analisar as 5 principais vantagens em utilizar essa tecnologia.

1. Conveniência e acessibilidade

Sem dúvida alguma, uma das principais vantagens da nuvem é sua conveniência, já que ela está sempre ao seu alcance. Ao contrário de servidores físicos, o cloud computing oferece acesso em qualquer local, hora e dispositivo. Para empresas, esse é um benefício extremamente interessante, já que garante disponibilidade em tempo integral. Além disso, toda a tecnologia embarcada na solução permite uma atuação mais ágil e eficaz, promovendo aumento de produtividade à organização. E isso, afinal, é o que todos buscam, especialmente em mercados altamente competitivos.

2. Armazenamento e escalabilidade

Talvez a mais buscada funcionalidade dos servidores em nuvem seja a sua capacidade de armazenamento. Ao invés de um local fechado, com inúmeros aparatos e gastos com manutenção, você pode guardar todos os seus arquivos em um servidor externo. Além de reduzir os custos, essa é uma técnica que garante a escalabilidade de sua empresa. A justificativa para isso é simples: caso precise de mais espaço, basta entrar em contato com a empresa fornecedora e contratar. O mesmo pode ser dito sobre o cenário oposto. Portanto, estamos falando sobre uma ferramenta que se adequa às suas necessidades.

3. Segurança e privacidade

A segurança da nuvem é consideravelmente maior do que a de um servidor físico. Da tecnologia utilizada na solução aos diversos programas e APIs (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicações, em português) que podem ser adicionados, a diferença é grande. Sendo assim, ela se apresenta como uma excelente oportunidade para quem deseja se sentir mais protegido. Principalmente em tempos de LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados —, este pode ser um fator decisivo no momento de definir a escolha ideal para você e sua empresa.

4. Compartilhamento e trabalho em equipe

Outro ponto interessante a se analisar nesse tema é a capacidade de compartilhamento que a solução oferece. Com todos os arquivos online e com acesso a todos eles, fica muito mais simples que as equipes trabalhem em conjunto. O mais interessante, porém, é que isso pode ser feito com profissionais de todos os cantos do mundo. Dessa forma, times multiculturais podem atuar juntos e trazer os melhores resultados para a corporação. Tudo isso se utilizando de um mesmo sistema e editando o mesmo arquivo, sem necessidade de cópias e anexos.

5. Compliance e conformidade

Para finalizar, não há como não destacar a conformidade do sistema em comparação aos demais. O foco aqui está, principalmente, nas leis, normas, regulamentos e contratos que uma empresa deve seguir. Para conseguir sucesso nessa empreitada, é preciso buscar uma solução personalizável que possibilitará um melhor encaixe de acordo com suas necessidades. Com isso, a organização é capaz de cadastrar todos os fatores a serem analisados, bem como incrementar a segurança da nuvem em alguns dos pontos mais relevantes para sua atuação.

Invista na segurança da nuvem em seu negócio

Ao mesmo tempo em que a procura por soluções inteligentes cresce, aumentam também os riscos. Por isso, garantir a segurança da nuvem em seu negócio é o ideal para crescer de maneira constante e sustentável. Para conseguir tal feito, porém, o mais indicado é contar com parceiros experientes e com amplo conhecimento do mercado. Somente assim você terá o auxílio necessário para obter sucesso nesse projeto. A Loonar é uma empresa moderna que possui a vontade de vencer junto com seus clientes. Aqui, seus desafios são nossos desafios, e faremos de tudo para te ajudar a crescer e conquistar mercado. Para isso, atuamos com soluções para gestão de processos, serviços, ativos, operações, projetos, desenvolvimento de produtos, automação de rede e infraestrutura em nuvem. Tudo isso com profissionais capacitados e tecnologia de ponta. Ficou interessado no assunto? Descubra mais sobre a Loonar e nossas soluções para se destacar e gerar resultados!

Compartir en las redes sociales

Contenido relacionado

CONTENIDO

PRENSA

SEMINARIOS WEB

WHITE PAPERS

VÍDEOS

PODCASTS