Muitas empresas ficam na dúvida se é melhor rodar sua infraestrutura de TI em datacenter próprio ou utilizar a tecnologia de players de nuvem pública. Mas é preciso entender que o melhor pode ser você ter acesso aos dois mundos ao mesmo tempo com a TI híbrida.
Ela é a junção de infraestrutura on-premises e aquela em cloud computing, que acaba por promover maior controle e flexibilidade de escala em sintonia com sua estratégia de negócios.
Sendo assim, a Loonar preparou este conteúdo exclusivo para que você conheça mais sobre esse modelo e como ele pode beneficiar o seu negócio. Continue lendo e confira!
Qual a importância da TI híbrida?
A TI híbrida se trata da união de dois modelos de infraestrutura de hardware. Ou seja, ela promove a combinação de servidores e demais infraestruturas internas locais com aquelas providas por provedores em nuvem, como Oracle, Amazon, Microsoft e Google.
Assim, essa abordagem tem como objetivo fazer com que a empresa tenha maior poder de escolha e tomada de decisão, levando em conta aspectos financeiros, de segurança e performance.. Isso quer dizer que você pode usufruir das vantagens estratégicas de cada modelo, interconectando os dois em um único ambiente.
E tudo isso com bastante segurança, uma vez que sua TI contará com equipamentos próprios para utilizar os serviços que só a nuvem pode oferecer. (Essa frase não faz o menor sentido – pode remover por completo e tomar cuidado quando algo assim aparecer)
Como a TI híbrida funciona?
A TI híbrida trabalha de modo a possibilitar uma integração entre a infraestrutura de TI própria e aquela baseada em nuvem. Assim, essa junção é potencializada por meio da automatização, tanto da comunicação entre as ferramentas como das adequações de demandas de performance ou mesmo de processos de negócio, habilitando acesso mais rápido, fácil e seguro à infraestrutura.
Com isso, muitas empresas escolhem manter dados sensíveis em seus próprios datacenters. Outras preferem manter os sistemas que necessitam de alta capacidade de escala hospedados em nuvem pública, e os combinam durante o uso.
Quais os seus benefícios?
Quando se trata de TI híbrida, é possível mensurar vários benefícios. Confira, a seguir, alguns deles que podem fazer toda diferença para a sua empresa.
Alta Disponibilidade
Ao oferecer dois locais distintos para execução simultânea de aplicações em produção e regime de fail over para redundância.
Por possibilitar combinações diferentes de configuração, conforme as demandas da organização, a TI híbrida pode continuamente se adaptar a fim de assegurar a utilização otimizada de recursos.
Diminuição de custos
Os dois modelos contam com gestão e planejamento de despesas distintos. Dessa forma, é possível empregar estratégias combinadas de capex e opex, fazendo com que o planejamento financeiro possa extrair o máximo da previsibilidade com o melhor da flexibilidade.
O planejamento envolve a antecipação do uso da infraestrutura fundamental, que pode ser adquirido e mantido localmente, com o potencial de crescimento e elasticidade de períodos sazonais, que ocorrem sem um padrão necessariamente previsível.
A infraestrutura híbrida possibilita adaptar-se conforme as necessidades da organização. O negócio pode manter os equipamentos próprios, nos quais houve investimento, em funcionamento, e ainda assim ter acesso ao aumento da capacidade via computação em nuvem quando necessitar, arcando somente pelo serviço que usar.
Com isso, realizando uma combinação entre os recursos, de acordo com a realidade da empresa, os custos são otimizados ao máximo e, por conseguinte, não há ociosidade em nenhum modelo, promovendo ainda mais economia para o seu negócio.
Escalabilidade
Empresas sujeitas a oscilações de demanda da infraestrutura de TI, seja por conta de datas especiais, seja por conta de lançamento de novos produtos, conseguem obter vantagem da TI híbrida. Nessa situação, a infraestrutura própria supre a necessidade da operação padrão e a cloud possibilita uma maior capacidade quando surgem picos ou sazonalidades.
Posto isso, a escalabilidade é um benefício operacional importante frente ao dinamismo e à insegurança do mercado. Assim, com ela, é possível aproveitar oportunidades ou promover cortes não planejados. Tudo isso, aliás, sem comprometer o andamento das atividades organizacionais.
A Loonar é sua parceira ideal para serviços de TI híbrida!
Agora que você entendeu melhor sobre a TI híbrida, é preciso saber que é possível contar com o parceiro ideal para o seu negócio. Para isso, a Loonar oferece soluções que integram e criam visões únicas capazes de colocar sua empresa à frente da concorrência.
Estamos falando do seu serviço de Hybrid Cloud, que facilita o gerenciamento de infraestruturas em nuvem. Não importa se você tem um ambiente em nuvem ou on premise com diversas tecnologias: nosso foco é possibilitar que sua empresa esteja segura e tenha a melhor gestão e otimização de TI.
Com o Morpheus Data, por exemplo, você tem acesso a diversas ações – seja por integrações nativas, scripts, workfkows, ou até mesmo soluções de integração e automação do Loonar Link.
Tudo isso pensado para promover maior segurança e facilidade sem perder o controle e sem agredir os custos da sua empresa.
Enfim, a transformação digital exige mais do que o uso de soluções tecnológicas ou a adaptação no modo de realizar negócios: é essencial contar com as melhores opções do mercado para alcançar bons resultados. A TI híbrida é um excelente exemplo disso, uma vez que oferta muitos benefícios para a sua empresa e a Loonar está preparada para te ajudar nesse processo.
Gostou deste texto? Continue conosco no blog da Loonar e fique por dentro de outros assuntos como este!