As implicações de segurança do Shadow IT e como a VDI pode ajudar

CONTEÚDOS - BLOG

Com o aumento do trabalho remoto e da flexibilidade no local de trabalho, a adoção de Shadow IT, ou seja, a utilização de aplicativos e serviços de TI sem o conhecimento ou aprovação do departamento de TI, tornou-se cada vez mais comum.

No entanto, essa prática pode apresentar implicações de segurança significativas para as organizações, incluindo a exposição de dados sensíveis e a violação de regulamentações de segurança.

Felizmente, existe uma solução que pode ajudar a mitigar esses riscos: a Virtual Desktop Infrastructure (VDI). A VDI é uma tecnologia que permite aos usuários acessar um desktop virtualizado em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, se tiverem uma conexão com a internet. Isso significa que, em vez de usar aplicativos e serviços de TI não autorizados, os usuários podem acessar um ambiente de trabalho seguro e aprovado pelo departamento de TI.

Além disso, a VDI oferece uma série de recursos de segurança que ajudam a proteger os dados sensíveis da organização. Por exemplo, a VDI pode ser configurada para restringir o acesso a determinados aplicativos e dados com base nas funções e privilégios do usuário. A VDI também pode ser usada para garantir que todas as conexões sejam criptografadas, protegendo as informações que são transmitidas pela internet.

Embora a VDI possa ajudar a mitigar os riscos de segurança associados ao Shadow IT, é importante lembrar que ela não é uma solução completa. As organizações ainda devem educar os funcionários sobre a importância da segurança da informação e implementar políticas e práticas adequadas de segurança de TI.

A de Shadow IT pode apresentar riscos significativos de segurança para as organizações, mas a VDI pode ajudar a mitigar esses riscos, fornecendo um ambiente de trabalho seguro e aprovado pelo departamento de TI. Ao implementar a VDI, as organizações podem proteger seus dados sensíveis e garantir a conformidade com as regulamentações de segurança de dados.

O risco do Shadow IT e como ele pode afetar a segurança da sua empresa

Shadow IT se refere ao uso de tecnologias e serviços não aprovados ou não gerenciados pelo departamento de TI. Isso pode incluir o uso de aplicativos de nuvem pessoais, dispositivos móveis não gerenciados e serviços de terceiros não autorizados.

O risco do Shadow IT é que ele pode levar a uma série de vulnerabilidades de segurança que podem afetar a empresa. Isso ocorre porque a TI não tem controle ou visibilidade sobre esses sistemas, o que torna mais difícil protegê-los contra ameaças externas e internas.

Por exemplo, se um funcionário armazena informações confidenciais em um aplicativo de nuvem pessoal, esses dados podem ser comprometidos se o aplicativo for hackeado ou violado. Da mesma forma, se um dispositivo móvel pessoal de um funcionário for infectado com malware, ele pode comprometer a rede corporativa inteira.

Para mitigar esses riscos, as empresas precisam estabelecer políticas e procedimentos claros em relação ao uso de tecnologias não gerenciadas pela TI. Isso inclui educar os funcionários sobre os riscos do Shadow IT e fornecer alternativas seguras para os serviços não autorizados.

Além disso, é importante implementar medidas de segurança, como a autenticação de dois fatores e a criptografia, para proteger as informações críticas da empresa. Ao fazê-lo, as empresas podem minimizar os riscos associados ao Shadow IT e proteger seus dados contra ameaças internas e externas.

Por que a Virtual Desktop Infrastructure (VDI) é a melhor opção para proteger os dados da sua organização?

Mas por que a VDI é a melhor opção para proteger os dados da sua organização? Simples, meu caro, porque ela é como uma casa na árvore secreta! Imagine que sua empresa tem informações valiosas e confidenciais, como segredos de estado ou receitas secretas de pizza. Você não quer que essas informações caiam nas mãos erradas, não é mesmo? Então, a VDI é como construir uma casa na árvore secreta, onde só as pessoas certas podem entrar.

E o melhor de tudo, é que esses usuários podem acessar suas informações de qualquer lugar, a qualquer hora, como se estivessem sentados em frente ao computador do escritório. É como ter uma porta mágica que leva você para a casa na árvore secreta!

Com a VDI, você pode controlar quem tem acesso a quais dados, e garantir que apenas as pessoas autorizadas possam acessar as informações confidenciais da sua empresa. Além disso, como todas as informações são armazenadas centralmente, é mais fácil monitorar e proteger contra ameaças de segurança, como malware e hackers. É como ter uma equipe de ninjas da segurança guardando sua casa na árvore secreta!

Se você quer proteger seus dados corporativos eficazmente, considere a VDI. É como ter uma casa na árvore secreta para suas informações confidenciais, com uma porta mágica que só permite a entrada de pessoas autorizadas e uma equipe de ninjas da segurança sempre de prontidão para protegê-la.

Como a solução de VDI da Loonar pode ajudar a manter suas informações seguras em qualquer lugar

A solução de desktop virtual (VDI) da Loonar pode ajudar a manter suas informações seguras em qualquer lugar, fornecendo um ambiente de desktop virtual seguro e controlado.

O que ajuda a evitar o risco de Shadow IT, que ocorre quando os usuários usam aplicativos ou serviços não autorizados, potencialmente colocando dados em risco.

Proteja suas informações confidenciais em um ambiente de trabalho remoto. Experimente agora a solução de desktop virtual da Loonar e mantenha seus dados seguros em qualquer lugar!

Compartilhe nas redes sociais

Conteúdos relacionados

Pesquisar
CONTEÚDOS

IMPRENSA

WEBINARS

WHITE PAPERS

VÍDEOS

PODCASTS