
Durante muito tempo, era normal que áreas fossem tratadas de forma independente dentro de um negócio. Porém, com a evolução da tecnologia, tornou-se claro que a integração de setores é fundamental. Em destaque, estão as áreas de ITOps (operações de TI) e SecOps (operações de segurança). Mesmo que ambas tenham a sua base na tecnologia, em muitas organizações é comum que elas ainda atuem afastadas, sem metas e responsabilidades alinhadas.
Para levantar o resultado dessa separação, uma pesquisa foi realizada. E o dado levantado foi de que 44% dos colaboradores de TI acreditam que a relação entre as áreas de ITOps e SecOps nem sempre funciona bem. Em paralelo a essa situação, o trabalho remoto e a escassez de talentos continuam a crescer, evidenciando ainda mais a urgência de equipes eficientes e estratégicas.
Mas como superar o obstáculo no momento de criar uma ponte entre ITOps e SecOps? Ao longo deste artigo, será possível entender mais profundamente os desafios e soluções para a harmonia entre as áreas.
A falta de alinhamento e a brecha que ela abre na segurança
A falta de colaboração entre times de ITOps e SecOps não apenas causa ineficiência nas operações…
Ela abre caminhos dificultosos para corrigir vulnerabilidades, onde processos e aprovações tornam-se lentos e decisões são baseadas em dados incorretos ou incompletos. Em modelos híbridos e multicloud, essas adversidades resultam em atrasos notáveis na resposta a incidentes, falhas de conformidade e aumento nos custos, uma vez que são necessários diversos sistemas e ferramentas para solucionar o problema.
Em um estudo feito pela Gartner, até o final de 2025, cerca de 85% das empresas devem adotar o princípio “cloud-first” e, para que isso aconteça de uma forma eficaz, é indispensável que ITOps e SecOps trabalhem juntos para maior segurança e previsibilidade.
O passo a passo para construir uma colaboração de sucesso
A primeira decisão a ser tomada para unir as áreas é definir, de maneira clara, os papéis e responsabilidades. Quando uma vulnerabilidade é encontrada, as funções já precisam estar designadas, ou seja, alguém responsável para iniciar a correção, outro colaborador para validar a solução final, entre outros. Ter fluxos estabelecidos diminui o retrabalho e incertezas.
Outro ponto importante para ser implantado é a inclusão de uma equipe na pauta de outra. Profissionais de ITOps devem estar inclusos em discussões sobre segurança, assim como especialistas de SecOps precisam estar presentes nas decisões de operações. Com essa integração, a cultura da empresa começa a ser moldada da forma em que a responsabilidade é compartilhada, o que aumenta o apoio mútuo entre os setores.
A tecnologia é o apoio necessário para criar a ponte ideal
A grande maioria das equipes de TI sabe que automação e integração são peças-chave para economia de tempo, diminuição de custos e aumento da produtividade. Aproximadamente 61% dos times de TI preferem trabalhar com soluções integradas que, além de aumentar a facilidade em suas operações, tiram a complexidade de manter uma organização em segurança e otimizam gastos em tempo e valores.
Soluções de automação, integradas a ferramentas líderes em reverter vulnerabilidades, precisam de apenas um clique para que as equipes possam estar na mesma página e agir com rapidez e confiança em suas responsabilidades.
O principal pilar da colaboração: a visibilidade total
Uma das causas do desalinhamento é a falta de visibilidade. Quando não é possível enxergar toda a infraestrutura, a dificuldade para gerenciar, assegurar e otimizar todos os recursos de uma forma eficaz é grande.
Para superar essa dificuldade, é importante que seja criada uma fonte única de verdade compartilhada, um espaço que unifica informações sobre ativos, configurações e vulnerabilidades. Existem soluções que oferecem essa possibilidade, o que facilita na gestão e permite que os times tomem decisões certeiras e ajam de forma ágil quando incidentes aparecem. Essa prática aumenta a colaboração e resiliência organizacional.
O futuro depende de cooperação e eficiência
O futuro das organizações está pautado em utilizar tecnologia e inovações de forma colaborativa e inteligente. E, para alcançar esse objetivo, a integração entre ITOps e SecOps precisa ser levada a sério.
Na Loonar, entendemos que a tecnologia só tem todo o seu poder extraído se ela estiver alinhada com as estratégias de negócio. Por isso, as nossas soluções promovem integração, eficiência e segurança para que empresas possam criar uma base sólida, escalável e pronta para o futuro.
Preparado para fortalecer e integrar as áreas de ITOps e SecOps da sua empresa? Clique aqui e solicite o contato de um dos nossos especialistas para tornar sua operação mais confiável e estratégica.